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5 Dicas para construir uma reputação on-line de sucesso

9 abril, 2021
Bianca Vecchio

Ser reconhecido como um profissional de destaque na área em que atua deve ser um objetivo para a carreira de qualquer pessoa. Tornar-se uma referência e conquistar a confiança de seus clientes contribui não só para melhorar os negócios, como também para a satisfação e realização pessoal. Por isso é tão importante se preocupar com sua reputação on-line, já que a imagem que você transmite para as outras pessoas será determinante para o sucesso de sua vida profissional. Mas como construir uma boa reputação on-line? É isso que nós iremos mostrar ao longo desse texto!

1. Comece demonstrando o que sabe fazer

A melhor forma de construir uma boa reputação on-line é demonstrando os conhecimentos que você possui na área em que atua. Para isso, uma estratégia interessante é apostar na produção de conteúdo informativo para seu site, rede social e até mesmo para sua ficha profissional no habitissimo. Você pode produzir vídeos, textos, fotos e postagens em geral para falar um pouco sobre a sua experiência de trabalho, apresentar dicas, divulgar resultados e assim conquistar aos poucos um lugar de destaque no segmento em que atua. Dessa forma, sempre que um cliente precisar contratar um serviço ou adquirir um produto que você disponibiliza, ele irá se lembrar do seu nome.

2. Compreenda a importância das críticas

Muitos profissionais ainda sentem uma certa dificuldade em lidar com as críticas, pois entendem que elas apenas são feitas para prejudicar sua imagem. É claro que existem muitas críticas maldosas, com as quais é difícil de lidar, mas um profissional experiente e que deseja construir uma reputação on-line de destaque deve estar aberto para receber todo tipo de crítica e saber a melhor forma de lidar com elas. O ideal é receber as críticas de forma aberta e compreensiva, buscando avaliar o que pode ser aproveitado em cada uma delas para aprimorar os produtos ou serviços que você oferece e assim alcançar melhores resultados.

3. Valorize os feedbacks

Poucas coisas são mais importantes para a reputação de um profissional do que o feedback apresentado pelos clientes que já contrataram seus serviços. Sendo assim, é fundamental dedicar uma atenção especial a eles, pedindo para que os clientes sempre avaliem o seu desempenho e acompanhando possíveis retornos positivos e negativos. Sempre que conquistar um feedback de um cliente que ficou satisfeito com o produto ou serviço contratado, procure dar destaque a ele, divulgando-o tanto em suas redes sociais quanto em sua ficha profissional no habitissimo. Dessa forma, os futuros clientes se sentirão mais seguros e confiantes na hora de contratá-lo.

4. Busque interagir com seu público-alvo

Sempre que você receber um elogio ou crítica, procure interagir com a pessoa que fez o comentário, sendo gentil e atencioso. Essa interação ajuda possíveis clientes a perceberem a forma como você trata a todos, e assim poderá encorajá-los a contratarem seus serviços ou adquirirem seus produtos. Por isso, seja nas redes sociais ou na própria Plataforma habitissimo, busque formas de interagir com seu público alvo e evite deixar qualquer tipo de comentário sem um retorno, por mais simples que seja. 

5. Invista em um atendimento de excelência

A pandemia de Covid-19 impactou diversas áreas de nossas vidas, e com as relações de consumo não foi diferente. Recentemente, tem sido possível observar algumas mudanças no perfil dos consumidores, que deixaram de priorizar somente o preço ou a qualidade de determinado produto ou serviço para valorizar também o atendimento oferecido pela empresa ou profissional que estão contratando. Agora os clientes estão dispostos a pagar um pouco mais para receberem um atendimento diferenciado, e se você deseja ter uma reputação on-line que o destaque dos demais concorrentes deve priorizar o atendimento em seu negócio.

Agora que você já sabe o que precisa fazer para construir uma reputação on-line de sucesso, que tal começar a colocar em prática as dicas que trouxemos? Faça uma avaliação de seu perfil nas redes sociais e também de sua ficha profissional no habitissimo e veja o que pode melhorar. Lembre-se de que esse cuidado com a sua reputação certamente irá se refletir em um crescimento e melhoria nos negócios.

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