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7 conselhos para quem deseja se tornar um empreendedor de sucesso

15 junho, 2021
balcaraz

Empreender no Brasil não é uma tarefa para qualquer um. São muitos os desafios a serem encarados diariamente para conseguir manter o negócio de pé e gerando lucros. Além de toda a questão burocrática para formalizar o empreendimento, também é preciso se preocupar com a gestão da empresa, quais serão suas fontes de recursos e como ela irá se destacar em um mercado altamente competitivo. Mas todos esses obstáculos não devem desmotivar quem deseja se tornar um empreendedor de sucesso e criar uma empresa capaz de sobreviver a qualquer crise. Um bom empreendedor deve saber que apesar das muitas dificuldades, é possível sim criar uma trajetória vencedora que servirá de inspiração para muitos futuros empresários. Se você gostaria de saber o que é preciso para empreender com sucesso mesmo em meio a tantos desafios, confira abaixo os conselhos que trouxemos para ajudá-lo a alcançar esse objetivo.

7 conselhos para quem deseja se tornar um empreendedor de sucesso
O sucesso de um empreendimento exige a dedicação em diversos níveis
  1. Comece pelo planejamento

Um dos principais erros cometidos por quem deseja criar um novo empreendimento é o de negligenciar a etapa do planejamento do negócio. É muito comum as pessoas ficarem empolgadas com uma nova ideia e já partirem diretamente para a prática, sem estudar um pouco sobre como aquele projeto pode ser executado da melhor forma, quais serão os caminhos a serem seguidos e o que será preciso fazer caso surjam empecilhos pela frente, já que muito provavelmente eles irão surgir. Mesmo para quem já possui um empreendimento ativo, o planejamento é fundamental para fazê-lo crescer e prosperar cada vez mais, por isso nunca é tarde para dedicar um tempo a essa tarefa. Um bom plano de negócios irá fazer com que a sua empresa se torne mais forte diante das adversidades, conquiste um poder maior de inovação e assim seja capaz de se diferenciar da concorrência no mercado.

2. Busque por recursos

Quando falamos em captação de recursos é muito comum vir à cabeça apenas a ideia de pedir um empréstimo, já que essa é a forma mais popular de se conseguir levantar um valor para dar início a qualquer empreendimento. Porém, o empréstimo não é a única forma de captar recursos para criar um negócio, pois existem diversas outras fontes de investimento que podem ser usadas por quem deseja empreender no Brasil. Se você deseja se aprofundar no assunto, procure assistir palestras, faça cursos ou busque por uma assessoria especializada para essa finalidade. Ainda que sua única opção seja mesmo pedir um empréstimo, é importante saber a melhor forma de fazer isso, considerando o valor a ser solicitado e as taxas de juros cobradas.

3. Cuide da gestão financeira

Não basta apenas conseguir captar recursos para criar o seu próprio negócio ou para dar aquela alavancada no empreendimento que você já possui. É necessário saber como gerir esses recursos de forma a otimizá-los e ser capaz de extrair o máximo de aproveitamento deles. Cuidar da gestão financeira é essencial para fazer qualquer empresa prosperar, seja ela uma microempresa ou uma grande corporação. Caso você não tenha boas habilidades financeiras, é importante reconhecer essa dificuldade e contar com a ajuda de um profissional especializado e de sua confiança para cuidar dessa tarefa. Com a saúde financeira de sua empresa em dia ficará muito mais fácil se dedicar às demais tarefas fundamentais para que o negócio possa prosperar.

4. Não se esqueça da divulgação

Já diria o ditado: a propaganda é a alma do negócio. Essa frase deve ser encarada como um lema se você deseja conquistar um lugar de destaque em um cenário altamente competitivo. Lembre-se de que as pessoas precisam conhecer o produto ou serviço que você oferece, e a melhor foram de conseguir isso é através de ações de marketing bem direcionadas e planejadas. Para quem atua com e-commerce, apostar no marketing digital será uma estratégia fundamental para atrair a atenção de possíveis clientes. É necessário que a sua empresa esteja presente nos ambientes virtuais através da criação do seu próprio site e de perfis nas principais redes sociais, como Facebook e Instagram. Se você não possui experiência com essas ferramentas ou se gostaria de se aprofundar mais nesse universo de divulgação, vale a pena investir em um curso de Marketing Digital. Hoje em dia existem diversos cursos on-line que podem ser feitos a qualquer momento por preços bastante acessíveis.

5. Fique de olho no tempo

Se você é do tipo de pessoa que sonha com o momento em que um dia terá 48 horas para conseguir dar conta de todas as suas obrigações então precisamos falar um pouco sobre a gestão do seu tempo. Esse é um dos recursos mais valiosos que qualquer empreendedor pode ter, por isso é tão importante saber como administrar bem o seu tempo e dedicá-lo às tarefas que de fato possam fazer a sua empresa prosperar. Focar em ganho de produtividade, otimizar tarefas e definir prioridades são algumas das estratégias que podem trazer um ganho de tempo à sua rotina profissional. Além disso, é importante separar as tarefas pessoais das obrigações do trabalho para conseguir ter um tempo exclusivo para se dedicar à gestão do seu negócio sem interrupções.

7 conselhos para quem deseja se tornar um empreendedor de sucesso
Gestão adequada do tempo passa pela definição de prioridades

6. Busque sempre por inovação

As pessoas estão cansadas de receberem produtos e serviços sempre iguais. O que elas buscam cada vez mais são experiências de compra que lhe proporcionem um bem-estar de uma forma geral, e não apenas mais uma forma de consumo superficial. Por esse motivo, é fundamental estar sempre em busca de inovação para criar formas exclusivas de cativar e fidelizar a sua clientela. Mesmo que você ofereça um serviço aparentemente simples, como por exemplo a pintura de paredes, é possível pensar em formas de trazer um diferencial para esse trabalho, como por exemplo experimentando novas técnicas, buscando por produtos inovadores e tentando oferecer ao cliente algo além de uma simples parede pintada.

7. Priorize o atendimento

Esqueça a ideia de que o Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC é a única forma de contato que o seu cliente terá para reclamar, dar sugestões ou pedir ajuda. Hoje em dia com as redes sociais os consumidores ganharam voz em todos os espaços, e uma simples mensagem postada em uma página do Facebook pode alcançar instantaneamente milhares de pessoas gerando uma onda de opiniões positivas ou negativas. Sendo assim, é fundamental fazer o possível e o impossível para deixar seu cliente sempre se satisfeito, e a melhor forma de conseguir isso é através de um atendimento de excelência. Desde o momento em que ele contratar um serviço ou adquirir um produto até o pós-venda, é necessário se certificar de que o cliente ficou satisfeito com a sua empresa pois a avaliação dele poderá influenciar muitos outros consumidores.

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