Inscrever-me

Como administrar bem as suas finanças como autônomo?

3 julho, 2023
agenciavirtue

Manter uma organização financeira sendo um profissional autônomo pode ser um tanto quanto desafiador. Porém, pode ser uma experiência eficiente através de algumas práticas e ambientes digitais que irão te auxiliar nesse processo!

Quais as principais estratégias usadas para administrar a parte financeira da sua empresa?

Quem trabalha por conta própria precisa de uma organização financeira ainda maior. Isso porque o profissional será responsável pelos seus próprios ganhos mensais, como mantê-los e como usá-los! Dessa maneira, todo o lucro e bom uso dos ganhos depende única e exclusivamente do trabalhador. Assim, a organização deverá ser o ponto de principal atenção na hora de planejar seus gastos, investimentos e onde guardar o dinheiro.

5 passos para um bom controle financeiro.

1 – Tenha uma organização financeira e revise-a com frequência!

Caso você já tenha um planejamento financeiro, é importante que ele seja revisitado e revisado frequentemente. Caso não tenha, recomendamos que ele seja feito! O seu negócio precisa ter clareza em cada um dos objetivos como empresa. Por isso, um planejamento estratégico que beneficia o trabalhador e sua empresa anda em sintonia com uma gestão financeira saudável, não sendo um projeto estático, mas sim mantendo-se aberto a adaptações e melhorias constantes.

Tenha um planejamento e revise-o com frequência - habitissimo

2 – Faça análises constantes

Analisar as condições financeiras do seu negócio deve ser uma prática rotineira para garantir a eficiência econômica da sua empresa. Uma boa dica é manter equacionada a conta que relaciona o faturamento e gastos, listando custos operacionais, processos e tributações, dentre outros indicadores essenciais para uma análise financeira bem feita!

3 – Faça bom uso das ferramentas tecnológicas

Hoje em dia, temos à disposição diversas ferramentas tecnológicas que podem auxiliar na tarefa de tornar a gestão financeira mais prática e de fácil execução na sua rotina de trabalho. Existem ferramentas que podem auxiliar no controle de caixa, entradas e saídas, pagamentos, contratos e gestão de assinaturas, dentre outras informações que podem ser estratégicas para a execução da gestão financeira da sua empresa. Com o habitissimo, por exemplo, você garante controle total dos orçamentos para clientes interessados, quanto custa cada projeto e também como cada um deles será executado, conforme o acordo, pagamento, etc!

4 – Invista parte dos lucros!

Garantir a saúde financeira do seu empreendimento a longo prazo deve ser um dos objetivos da sua gestão financeira! Por isso, reserve parte dos lucros para investir no seu negócio. Investimentos como treinamentos, equipamentos e novos produtos são bons caminhos para se investir, e criar a cultura de investimentos na sua empresa. Também foque em ter capital de giro para, se caso necessário, não precisar recorrer a empréstimos bancários para operações simples!

Invista parte dos lucros - habitissimo

5 – Adeque a entrada e saída dos recursos

Mantenha equacionados os principais indicativos financeiros do seu empreendimento. Apesar de parecer simples, esse é um passo muito importante para uma boa gestão financeira! Muitas empresas acabam se perdendo exatamente por não conseguir lidar com a sua situação financeira. Por isso, manter registros atualizados, conciliando datas de entrada e saída de capital é muito importante para manter o controle financeiro.

Práticas financeiras essenciais.

  1. Finanças pessoais e do seu negócio precisam estar separadas;
  2. Tenha sempre os custos fixos pessoais e da sua empresa calculados;
  3. Coloque um período de férias no seu planejamento, para que você tenha em mente quando vai precisar descansar;
  4. Tome muito cuidado com o cartão de crédito. Use com moderação!
  5. Tenha metas de curto, médio e longo prazo.

Organização financeira: pessoal e profissional.

É importante ter a clareza qual dinheiro da empresa é da empresa e qual quantia equivale ao seu dinheiro pessoal! Jamais misture esses dois montantes, mesmo que às vezes pareça fácil fazer e depois desfazer possíveis "empréstimos". Para isso, é preciso ter uma organização financeira regrada e com o maior número de checkpoints necessários. Atente-se principalmente para a criação e cuidado de contas bancárias de pessoa jurídica e física! O cartão de crédito também precisa ser separado. Gastos com o cartão de pessoa jurídica devem ser exclusivamente para as compras e despesas da empresa, enquanto o cartão pessoal, somente para as despesas pessoais. O mesmo vale para gastos no PIX e demais formas de pagamento!

Separando as finanças pessoais das profissionais - habitissimo

Soluções digitais para o seu negócio!

Não deixe que o seu negócio autônomo se perca na organização financeira, confiando nos processos de anotar no caderninho cada gasto! Atualmente, são diversas as opções digitais que podem te auxiliar nesses processos. Um ótimo caso são as plataformas digitais como o habitissimo, onde por meio de um cadastro, você já pode aumentar a sua visibilidade na internet, além de receber pedidos de orçamento para contratação do seu serviço. Seu negócio e a sua renda lá nas alturas! Cadastre-se gratuitamente e aproveite todos os benefícios.

-
É freelancer ou empresa e pretende obter clientes com menos esforço?
Cadastre-se e receba clientes
Uma coisa antes de fazer seu comentário: não é permitido incluir nesta seção telefones de contato, e-mails ou links para páginas externas da web, tais conteúdos serão moderados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notícias em seu e-mail

  • Hidden
    :
Suscribirme a la newsletter
¿Autónomo o empresa?
Consigue nuevos clientes y haz crecer tu negocio
Únete a habitissimo
usercalendar-fullcrossmenu