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Era Digital: como se adaptar aos avanços da internet e construir uma boa reputação on-line

6 maio, 2021
Isabelle Martins

Quem diria que chegaria um dia em que não precisaríamos mais sair de casa para fazer compras no supermercado, pedir uma comida diferente, participar de eventos ao vivo e contratar diversos tipos de serviços. Pois é, esse dia chegou, trazendo com ele uma realidade altamente conectada à internet e dependente dos avanços do mundo digital. A pandemia de Covid-19 acelerou ainda mais esse processo de entrada na Era Digital, e fez com que muitas empresas e profissionais precisassem se adaptar de uma hora para outra a essa nova realidade. Agora não há mais como voltar atrás, a tendência é que o mundo se torne cada vez mais conectado, por isso precisamos buscar estratégias para nos adequarmos a esse novo cenário digital. Para quem ainda está se sentindo um pouco perdido em meio a tantas mudanças, nós elaboramos esse texto que pretende auxiliar no processo de adaptação à digitalização e construção de uma boa reputação on-line.

Era Digital: como se adaptar aos avanços da internet e construir uma boa reputação on-line
Marcar presença on-line é fundamental hoje em dia

Uma visão positiva

Antes de mais nada, para conseguir se adaptar a essa nova realidade digital, é importante encará-la com algo positivo, que veio para facilitar nossas vidas e trazer mais vantagens do que desvantagens. Para os profissionais e empresas da construção civil, a presença on-line permite alcançar um público quase impensável até pouco tempo atrás. Se antes um negócio ficava restrito a determinado bairro ou cidade, hoje é possível expandir as atividades para regiões mais distantes, conquistando clientes através da internet. A própria Plataforma Habitissimo é um belo exemplo de como isso acontece, pois aqui os profissionais podem selecionar uma determinada localidade de interesse e adquirir os contatos de clientes que tenham feito pedidos de orçamentos de acordo com o seu perfil de trabalho. Assim, as chances de crescer e expandir o negócio são muito maiores.

Além disso, o "boca a boca virtual" pode funcionar como um grande aliado para quem souber explorar bem as ferramentas do mundo digital. Cerca de 85% dos consumidores realizam buscas on-line antes de comprar um produto ou contratar um serviço. Isso significa que a imagem que você possui nos espaços digitais é fundamental para criar novas oportunidades de negócio e não perder clientes. Por isso é tão importante se preocupar com a sua reputação on-line, já que ela irá funcionar como uma espécie de cartão de visitas para atrair novos clientes e fazer seu empreendimento prosperar.

Presença virtual

Para construir uma boa reputação on-line, é preciso primeiro que você "exista" na internet. Ou seja, é necessário que os consumidores encontrem o seu negócio ao realizarem buscas on-line. Para isso, o primeiro passo é criar seu próprio site institucional. Isso pode parecer algo muito complicado, mas é mais simples do que você imagina. Existem algumas ferramentas muito interessantes, como por exemplo o Wix, que permitem criar um site de forma simples e intuitiva, através de modelos pré-elaborados, em que basta alguns ajustes para inserir seus cados de contato e informações importantes sobre o seu trabalho.

Outra estratégia importante é criar seu perfil no Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita criada para permitir que qualquer empresa ou profissional possa ser encontrado através das buscas no Google. Com ele é possível divulgar informações importantes como seu endereço profissional, contato para trabalho, horário de funcionamento, etc. O Google Meu Negócio também permite a postagem de fotos dos serviços que você realiza, e ainda oferece a possibilidade de interação com os clientes através de perguntas e respostas e das avaliações deixadas em seu perfil. Vale destacar que as empresas verificadas pelo Google possuem o dobro de chances de serem consideradas confiáveis pelos usuários.

Não podemos deixar de mencionar ainda a necessidade de marcar presença nas redes sociais, já que é nesses espaços que os consumidores passam boa parte do seu tempo enquanto estão navegando na internet. O ideal é criar um perfil nas redes mais utilizadas no país, dentre as quais destacamos o Instagram e o Facebook, pois através delas será possível manter um contato mais próximo com seus clientes, postar conteúdos relevantes para atrair a atenção deles, divulgar eventos e promoções, etc. Quanto mais ativo for seu perfil nas redes sociais, maiores serão as suas chances de conquistar novos clientes e alavancar seu negócio.

De olho na reputação

De nada adianta tomar todos os cuidados para marcar presença nos espaços virtuais se você não estiver preocupado com a sua reputação on-line. Ela nada mais é do que aquilo que as pessoas pensam a respeito do seu negócio e como elas transmitem essa opinião aos demais usuários. Portanto, se um de seus clientes não ficar satisfeito com o serviço ou produto que você oferece, as chances de ele prejudicar sua reputação on-line serão enormes. Para evitar que isso aconteça, é importante adotar uma série de estratégias, como por exemplo:

1 - Garantir a qualidade do que oferece

Não basta apenas se preocupar em criar um belo site e manter seu perfil sempre ativo nas redes sociais se o produto ou serviço que você oferece não está de acordo com as expectativas dos clientes. Por isso, é importante fazer uma autocrítica e avaliar se existe algo que possa fazer para melhorar aquilo que você está oferecendo, de forma a minimizar as chances de deixar algum cliente insatisfeito.

2 - Valorizar as interações

Se tem uma coisa capaz de deixar qualquer pessoa chateada é não receber um retorno para alguma de suas demandas. Os consumidores desejam saber que a opinião deles está sendo ouvida, e querem poder interagir com as empresas e profissionais que pretendem contratar. Sendo assim, é fundamental estar atento às interações on-line, buscando sempre responder a todos os comentários e sugestões com educação e gentileza, mesmo que algo lhe desagrade.

3 - Entregar bons conteúdos

Uma pesquisa realizada pela Get Satisfaction revelou que 18% dos entrevistados no Facebook seguiam determinadas marcas apenas porque elas postavam conteúdos interessantes ou divertidos. Isso revela a importância de estar atento ao marketing de conteúdo e utilizar estratégias que permitam atrair a atenção de mais pessoas, apostando por exemplo em postagens com dicas e informações relevantes, curiosidades sobre o trabalho que desenvolve, imagens de antes e depois do serviço concluído, etc. Vale destacar que ainda de acordo com a mesma pesquisa, 97% dos entrevistados disseram que a experiência que eles possuem com uma marca on-line irá influenciar na hora de comprar ou não um produto ou serviço daquela empresa.

Era Digital: como se adaptar aos avanços da internet e construir uma boa reputação on-line
Uma boa reputação on-line se constrói com muita dedicação

Ao longo desse texto você pôde perceber como é importante conquistar seu espaço no universo digital e o que fazer para que as pessoas tenham uma opinião positiva a seu respeito. O desafio não é fácil, mas com algum esforço e dedicação é possível se tornar uma referência on-line na área em que você atua e assim ver seu negócio prosperar cada vez mais. Conte com a ajuda da Habitissimo nessa jornada! Aqui você pode criar sua ficha profissional que já funciona como um cartão de visitas para que os clientes conheçam seu trabalho e se interessem por ele. Além disso, você ainda terá toda a visibilidade e credibilidade que só uma Plataforma com o alcance da Habitissimo pode lhe proporcionar. Está esperando o que para começar?

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