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Era Digital: como se adaptar aos avanços da internet e construir uma boa reputação on-line

6 maio, 2021
balcaraz

Quem diria que chegaria um dia em que não precisaríamos mais sair de casa para fazer compras no supermercado, pedir uma comida diferente, participar de eventos ao vivo e contratar diversos tipos de serviços. Pois é, esse dia chegou, trazendo com ele uma realidade altamente conectada à internet e dependente dos avanços do mundo digital. A pandemia de Covid-19 acelerou ainda mais esse processo de entrada na Era Digital, e fez com que muitas empresas e profissionais precisassem se adaptar de uma hora para outra a essa nova realidade. Agora não há mais como voltar atrás, a tendência é que o mundo se torne cada vez mais conectado, por isso precisamos buscar estratégias para nos adequarmos a esse novo cenário digital. Para quem ainda está se sentindo um pouco perdido em meio a tantas mudanças, nós elaboramos esse texto que pretende auxiliar no processo de adaptação à digitalização e construção de uma boa reputação on-line.

Era Digital: como se adaptar aos avanços da internet e construir uma boa reputação on-line
Marcar presença on-line é fundamental hoje em dia

Uma visão positiva

Antes de mais nada, para conseguir se adaptar a essa nova realidade digital, é importante encará-la com algo positivo, que veio para facilitar nossas vidas e trazer mais vantagens do que desvantagens. Para os profissionais e empresas da construção civil, a presença on-line permite alcançar um público quase impensável até pouco tempo atrás. Se antes um negócio ficava restrito a determinado bairro ou cidade, hoje é possível expandir as atividades para regiões mais distantes, conquistando clientes através da internet. A própria Plataforma Habitissimo é um belo exemplo de como isso acontece, pois aqui os profissionais podem selecionar uma determinada localidade de interesse e adquirir os contatos de clientes que tenham feito pedidos de orçamentos de acordo com o seu perfil de trabalho. Assim, as chances de crescer e expandir o negócio são muito maiores.

Além disso, o "boca a boca virtual" pode funcionar como um grande aliado para quem souber explorar bem as ferramentas do mundo digital. Cerca de 85% dos consumidores realizam buscas on-line antes de comprar um produto ou contratar um serviço. Isso significa que a imagem que você possui nos espaços digitais é fundamental para criar novas oportunidades de negócio e não perder clientes. Por isso é tão importante se preocupar com a sua reputação on-line, já que ela irá funcionar como uma espécie de cartão de visitas para atrair novos clientes e fazer seu empreendimento prosperar.

Presença virtual

Para construir uma boa reputação on-line, é preciso primeiro que você "exista" na internet. Ou seja, é necessário que os consumidores encontrem o seu negócio ao realizarem buscas on-line. Para isso, o primeiro passo é criar seu próprio site institucional. Isso pode parecer algo muito complicado, mas é mais simples do que você imagina. Existem algumas ferramentas muito interessantes, como por exemplo o Wix, que permitem criar um site de forma simples e intuitiva, através de modelos pré-elaborados, em que basta alguns ajustes para inserir seus cados de contato e informações importantes sobre o seu trabalho.

Outra estratégia importante é criar seu perfil no Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita criada para permitir que qualquer empresa ou profissional possa ser encontrado através das buscas no Google. Com ele é possível divulgar informações importantes como seu endereço profissional, contato para trabalho, horário de funcionamento, etc. O Google Meu Negócio também permite a postagem de fotos dos serviços que você realiza, e ainda oferece a possibilidade de interação com os clientes através de perguntas e respostas e das avaliações deixadas em seu perfil. Vale destacar que as empresas verificadas pelo Google possuem o dobro de chances de serem consideradas confiáveis pelos usuários.

Não podemos deixar de mencionar ainda a necessidade de marcar presença nas redes sociais, já que é nesses espaços que os consumidores passam boa parte do seu tempo enquanto estão navegando na internet. O ideal é criar um perfil nas redes mais utilizadas no país, dentre as quais destacamos o Instagram e o Facebook, pois através delas será possível manter um contato mais próximo com seus clientes, postar conteúdos relevantes para atrair a atenção deles, divulgar eventos e promoções, etc. Quanto mais ativo for seu perfil nas redes sociais, maiores serão as suas chances de conquistar novos clientes e alavancar seu negócio.

De olho na reputação

De nada adianta tomar todos os cuidados para marcar presença nos espaços virtuais se você não estiver preocupado com a sua reputação on-line. Ela nada mais é do que aquilo que as pessoas pensam a respeito do seu negócio e como elas transmitem essa opinião aos demais usuários. Portanto, se um de seus clientes não ficar satisfeito com o serviço ou produto que você oferece, as chances de ele prejudicar sua reputação on-line serão enormes. Para evitar que isso aconteça, é importante adotar uma série de estratégias, como por exemplo:

1 - Garantir a qualidade do que oferece

Não basta apenas se preocupar em criar um belo site e manter seu perfil sempre ativo nas redes sociais se o produto ou serviço que você oferece não está de acordo com as expectativas dos clientes. Por isso, é importante fazer uma autocrítica e avaliar se existe algo que possa fazer para melhorar aquilo que você está oferecendo, de forma a minimizar as chances de deixar algum cliente insatisfeito.

2 - Valorizar as interações

Se tem uma coisa capaz de deixar qualquer pessoa chateada é não receber um retorno para alguma de suas demandas. Os consumidores desejam saber que a opinião deles está sendo ouvida, e querem poder interagir com as empresas e profissionais que pretendem contratar. Sendo assim, é fundamental estar atento às interações on-line, buscando sempre responder a todos os comentários e sugestões com educação e gentileza, mesmo que algo lhe desagrade.

3 - Entregar bons conteúdos

Uma pesquisa realizada pela Get Satisfaction revelou que 18% dos entrevistados no Facebook seguiam determinadas marcas apenas porque elas postavam conteúdos interessantes ou divertidos. Isso revela a importância de estar atento ao marketing de conteúdo e utilizar estratégias que permitam atrair a atenção de mais pessoas, apostando por exemplo em postagens com dicas e informações relevantes, curiosidades sobre o trabalho que desenvolve, imagens de antes e depois do serviço concluído, etc. Vale destacar que ainda de acordo com a mesma pesquisa, 97% dos entrevistados disseram que a experiência que eles possuem com uma marca on-line irá influenciar na hora de comprar ou não um produto ou serviço daquela empresa.

Era Digital: como se adaptar aos avanços da internet e construir uma boa reputação on-line
Uma boa reputação on-line se constrói com muita dedicação

Ao longo desse texto você pôde perceber como é importante conquistar seu espaço no universo digital e o que fazer para que as pessoas tenham uma opinião positiva a seu respeito. O desafio não é fácil, mas com algum esforço e dedicação é possível se tornar uma referência on-line na área em que você atua e assim ver seu negócio prosperar cada vez mais. Conte com a ajuda da Habitissimo nessa jornada! Aqui você pode criar sua ficha profissional que já funciona como um cartão de visitas para que os clientes conheçam seu trabalho e se interessem por ele. Além disso, você ainda terá toda a visibilidade e credibilidade que só uma Plataforma com o alcance da Habitissimo pode lhe proporcionar. Está esperando o que para começar?

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