Inscrever-me

Micro, Pequeno e Médio empresário da construção civil, precisamos conversar sobre tecnologia!

28 abril, 2021
balcaraz

Você já parou para pensar em como seria a vida hoje em dia sem o uso dos smartphones, tablets e notebooks? Indo um pouco além, e a vida sem internet, você é capaz de imaginar? Essas tecnologias que hoje fazem parte da nossa rotina pareciam impensáveis até algumas décadas atrás, e vieram para transformar nossas formas de consumir, nos relacionar e até mesmo trabalhar. A cada momento surgem novas tecnologias que certamente serão incorporadas ao nosso dia a dia dentro de pouco tempo, trazendo mais mudanças de hábitos significativas. Os profissionais e empresas que conseguem se adaptar melhor ao uso dessas novas tecnologias e que sabem extrair o melhor delas certamente saem na frente na corrida pelo sucesso. Mas o que fazer para que a tecnologia esteja presente no cotidiano das micro, pequenas e médias empresas da construção civil? É isso que pretendemos mostrar ao longo desse texto.

Micro, Pequeno e Médio empresário da construção civil, precisamos conversar sobre tecnologia!
Novas tecnologias trazem diversos benefícios para empresas da construção civil

Avalie as necessidades

Quando falamos em tecnologia, estamos diante de um universo extremamente amplo e de possibilidades quase infinitas. Porém, nem tudo que está disponível na área tecnológica hoje é necessário para todas as empresas e profissionais, por isso é importante conhecer as suas necessidades antes de pensar em introduzir uma nova tecnologia na rotina. Uma boa forma de fazer isso é avaliar quais são os pontos de controle e gestão do negócio que podem e precisam melhorar. Seria a parte de atendimento ao cliente, de vendas ou de aquisição de insumos? Existem diversos setores que necessitam de ajustes em muitas empresas, e saber quais são essas áreas é um bom ponto de partida para saber que tipo de tecnologia você poderá precisar.

Conheça as opções disponíveis

A depender de qual foi a necessidade identificada em seu negócio, poderão ser adotadas diferentes estratégias para introduzir a tecnologia na rotina de trabalho. Algumas das soluções que vêm fazendo a diferença para muitas empresas são a Internet das Coisas (IoT), que permite a automação de diversos processos, além de fornecer informações importantes para auxiliar na tomada de decisões, a computação em nuvem, que traz mais flexibilidade e economia para o armazenamento de dados da empresa, e os serviços de atendimento ao cliente automatizados, que ajudam a encontrar respostas objetivas para as principais dúvidas apresentas no SAC. Esses são apenas exemplos de tecnologias que podem trazer inúmeros benefícios para quem atua no setor da construção civil.

Adote uma estratégia para introdução

É claro que toda mudança traz um certo desconforto, ainda mais quando é para introduzir elementos novos na rotina de trabalho. Mas isso deve ser encarado como um desafio que precisa ser superado para que a tecnologia possa ser incorporada e passe a se tornar algo natural na empresa. Para reduzir os impactos negativos que a introdução de uma nova tecnologia pode causar em algumas áreas, é importante conversar com os profissionais envolvidos, esclarecer as vantagens que os novos recursos irão proporcionar, oferecer um espaço para dúvidas e proporcionar o treinamento daqueles que irão lidar diretamente com a nova tecnologia. Dessa forma, ficará mais fácil contar com o apoio de todos e rapidamente aquilo parecia ser "um bicho de sete cabeças" irá se transformar na solução de muitos problemas.

Fique por dentro das vantagens

A pergunta que não quer calar é: mas por que eu deveria fazer todo esse esforço para introduzir novas tecnologias em minha empresa da construção civil se ela funciona bem da forma como está hoje? Para responder a esse questionamento, podemos voltar um pouco ao início do texto. Quando os smartphones, tablets e notebooks chegaram ao mercado, muitas pessoas acharam que esses recursos eram desnecessários, e hoje em dia é quase impossível imaginar a vida sem eles. As novas tecnologias chegam para trazer diversas vantagens para o dia a dia das empresas, dentre as quais podemos destacar a redução nos custos, aumento na produtividade, diminuição dos erros, além do incentivo à colaboração e à criatividade. Quanto antes a sua empresa puder usufruir de todos esses benefícios, mais ela irá se destacar no mercado e aumentar suas chances de sucesso.

Micro, Pequeno e Médio empresário da construção civil, precisamos conversar sobre tecnologia!

Vivendo em pleno século XXI, não é possível ficar indiferente aos avanços tecnológicos que surgem ao nosso redor. É necessário estarmos atentos a eles para perceber de que forma poderão contribuir com nossa rotina de trabalho para deixá-la mais produtiva e eficiente. Por isso, é importante se manter sempre atualizado com as novidades que estão surgindo, procurar em sites, fóruns e aqui mesmo na nossa página do Procenter por referências que permitam acompanhar a chegada de novas tecnologias ao mercado pois aquilo que parece extraordinário hoje em pouco tempo pode passar a ser algo essencial para sua empresa. Conte com a ajuda da Habitissimo para mergulhar nessa jornada tecnológica!

-
É freelancer ou empresa e pretende obter clientes com menos esforço?
Cadastre-se e receba clientes
Uma coisa antes de fazer seu comentário: não é permitido incluir nesta seção telefones de contato, e-mails ou links para páginas externas da web, tais conteúdos serão moderados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notícias em seu e-mail

  • Hidden
    :
Suscribirme a la newsletter
¿Autónomo o empresa?
Consigue nuevos clientes y haz crecer tu negocio
Únete a habitissimo
usercalendar-fullcrossmenu