Bio
Como o próprio nome sugere, a Bio é destinada a apresentar uma pequena biografia de seu perfil, por isso é importante que ela seja bem utilizada. Procure descrever claramente os serviços que você oferece e utilize palavras-chave para definir seu negócio. Lembre-se ainda de inserir um contato, que pode ser e-mail, telefone ou celular, para que os clientes encontrem uma maneira fácil de se comunicar com você. Como o número de caracteres da Bio é limitado, é importante escolher com cuidado cada uma das palavras a serem utilizadas e apostar nos emojis como uma alternativa para deixar a descrição mais descontraída e resumida.
Link da Bio
Outro item que merece atenção é o famoso Link da Bio, onde você pode inserir desde o link para o site de sua empresa ou quem sabe para sua ficha profissional na Habitissimo até uma opção para acessar seu Whatsapp Comercial. Vale destacar que só é possível inserir um link na Bio, por isso ele deve ser escolhido com atenção, já que ficará em destaque em seu perfil. Uma alternativa que pode ser interessante é inserir um link para uma página que concentre outros links, como por exemplo seu perfil no Facebook.
Stories
Em um perfil particular, é comum que os Stories sejam utilizados para mostrar um pouco do dia a dia da pessoa, com fotos e vídeos divulgados em tempo real. No caso de um perfil profissional, uma dica é aproveitar os Stories para mostrar um pouco dos bastidores dos serviços que realiza, contando um pouco da sua rotina de trabalho e quem sabe dando algumas dicas úteis para gerar identificação com seus clientes. Procure se lembrar de que esse é seu perfil para negócios, por isso os Stories que divulga devem estar relacionados com seu trabalho.
Destaques
Os Destaques aparecem logo abaixo da Bio e são uma ótima ferramenta para organizar seu perfil e deixá-lo com uma aparência mais profissional. Você pode utilizar os Destaques para montar um portfólio com trabalhos já realizados, divulgar as categorias de serviços que oferece, mostrar a opinião de clientes que já contrataram sua mão de obra e ficaram satisfeitos, entre outras opções. Uma dica importante é garantir que os Destaques fiquem organizados e criar uma identidade visual para chamar a atenção de seu público-alvo.
Feed
O Feed é uma dos recursos do Instagram que mais podem ser explorados em seu perfil profissional. Nele você poderá postar conteúdos diversos, como por exemplo fotos de antes e depois dos trabalhos que realiza, depoimentos de clientes satisfeitos, dicas sobre a área em que atua, ideias para os clientes colocarem em prática, etc. Vale a pena criar uma periodicidade para as postagens e utilizar recursos visuais que deixem seu Feed com uma aparência mais harmônica, como por exemplo fotos de boa qualidade, legendas bem escritas e informações úteis.
Está proibido incluir telefones, e-mails ou links para outros sites. Serão eliminados todos os comentários que não se adequem à regra.