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Como montar um orçamento perfeito e conseguir novos clientes online

9 abril, 2021
Gabi Nucci

orçamento, também conhecido como proposta comercial, é o instrumento pelo qual uma empresa se relaciona com um cliente potencial, detalhando o serviço a ser prestado ou os elementos de uma venda mercantil, tempo para execução do serviço ou prazo de entrega de um produto, validade da proposta e caso essa seja aceita, formas e prazos de pagamento. Montar um orçamento perfeito e conseguir novos clientes online é uma tarefa bem complexa, principalmente para empreendedores iniciantes, pois precisa conter informações relevantes ao convencimento do cliente.

Veja abaixo os elementos fundamentais para montar um orçamento perfeito e conseguir novos clientes online

Nome do prestador de serviço e nome do cliente: 

Comece o cabeçalho do orçamento colocando os dados importantes da sua empresa, como nome, logomarca, CNPJ, inscrição estadual ou municipal, endereço completo e meios para contato, como telefone fixo, celular corporativo, endereço de e-mail e site da empresa. Logo após, insira os dados do cliente: Para pessoas físicas, nome completo, endereço, telefone e CPF são suficientes; já para empresas você deve informar a razão social, o CNPJ, a inscrição estadual ou municipal, endereço completo, telefone, e-mail e nome da pessoa que estará recebendo a proposta comercial.

Itens da prestação do serviço ou venda mercantil: 

Na hora de montar um orçamento perfeito para conseguir novos clientes online você deverá inserir as informações do serviço que será prestado ou da venda que será efetuada, com o máximo de detalhes. Nessa etapa do seu orçamento você deve inserir o código identificador do produto, a descrição do item ou do serviço prestado por extenso, a quantidade solicitada de cada produto, o preço unitário de cada um e por último, o preço total do serviço ou produto.

Informações adicionais: 

Na hora de montar um orçamento perfeito e conseguir novos clientes online você precisa inserir informações que precisam ser enfatizadas para evitar futuros desentendimentos comerciais:

  • Prazo de validade: Segundo o CDC (Código de Defesa do Consumidor), esse prazo deve ser de 10 dias a partir da data de emissão da proposta comercial e a não observância desse permite que o cliente exija a qualquer tempo o preço pelo serviço ou produto que você ofereceu no orçamento.
  • Prazo de execução do serviço ou da entrega dos produtos: Nesse espaço é informado o prazo máximo para a execução do serviço oferecido ou determina-se o prazo e como será feita a entrega do produto, além de quem ficará responsável pelo pagamento do frete.
  • Condições e prazos de pagamento: Na hora de montar seu orçamento perfeito para conquistar novos clientes online, informe detalhadamente sobre as condições e prazos de pagamento, ou seja, como o serviço ou produto será pago e em que prazo isso deverá ser feito. A dica aqui é oferecer condições de pagamento mais acessíveis, que convençam o cliente a fechar o serviço ou venda com você.

Finalização do orçamento e assinatura do cliente:

finalização do orçamento é uma parte mais formal do documento. É composta por uma saudação final que pode ser “atenciosamente” ou “cordialmente”, seguida pelo nome do prestador de serviços ou empresa, cidade, data de emissão do orçamento e assinatura do autor do orçamento. Na hora de montar um orçamento perfeito para conseguir novos clientes online para sua empresa, lembre-se de que o campo assinatura do cliente é de extrema importância, pois ele representa o fechamento do serviço com a sua empresa ou a venda do seu produto.

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