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Mudanças no perfil dos consumidores: saiba quais são as novas necessidades dos clientes no cenário de pandemia

9 abril, 2021
Gabi Nucci

É fato que a pandemia de Covid-19 trouxe profundas mudanças para as mais diversas áreas de nossas vidas. Descobrimos novas formas de trabalhar, nos relacionar e nos divertir. O que antes parecia normal, como por exemplo ir para uma festa ou um show com milhares de pessoas, agora é quase impensável por conta do risco de contágio pela doença. Essas transformações também alcançaram a forma como consumimos bens e serviços, e isso se refletiu nas escolhas que os clientes passaram a fazer quando decidem comprar algo.

Para continuarem ativos no mercado e com chances de crescimento, as empresas e profissionais precisam se adaptar a esse novo perfil de consumidor, compreendendo suas demandas e atendendo suas expectativas. Mas como fazer isso? Ao longo desse texto nós vamos trazer algumas informações importantes apresentadas pelo fundador do site Reclame Aqui, Renato Vargas, em entrevista à FecomercioSP, sobre como encarar as necessidades dos clientes no pós-pandemia.

Mudanças no perfil dos consumidores: saiba quais são as novas necessidades dos clientes no cenário de pandemia

Uma das características principais dos consumidores nesse momento de pós-pandemia é a infidelidade. Ou seja, ele não irá ficar preso a uma marca ou empresa apenas porque foi fiel a ela durante muitos anos. Agora os clientes estão abertos a experimentar, conhecer novas opções que estão mais alinhadas às suas expectativas atuais. Essa transformação pode ser encarada como algo positivo, já que abre espaço para novas empresas se inserirem e conquistarem espaço no mercado, desde que sejam capazes de compreender o que de fato os clientes desejam. Veja abaixo algumas das necessidades que aparecem em destaque para esse novo perfil de consumidor:

1. Relações de consumo mais próximas

Nada de muita formalidade ou excesso de distanciamento. O que os clientes querem agora é estabelecer laços mais próximos com as empresas ou profissionais que estão contratando, tendo liberdade para dialogar com eles e expor suas demandas. Por esse motivo, é importante buscar formas de se manter mais próximo do seu público-alvo, marcando presença através de redes sociais, WhatsApp e tomando a iniciativa para atender aos desejos dos seus consumidores. Um bom relacionamento com o cliente é um dos segredos para conquistar espaço nesse novo normal.

2. Criatividade e inovação

Esqueça a ideia de apego à tradição de forma incondicional. A palavra de ordem agora é inovar, e para isso as empresas e profissionais precisam estar abertos a encontrar soluções criativas para as demandas apresentadas por seus clientes. Quem oferece sempre o mesmo serviço ou produto da mesma forma corre o risco de ficar parado no tempo e não acompanhar as mudanças que estão chegando a todo momento. Explorar a criatividade para fugir do óbvio é uma necessidade trazida pelos consumidores no cenário pós-pandemia.

3. Foco na experiência

O tempo em que somente o menor preço importava ficou para trás. Agora os clientes querem muito mais do que apenas uma boa oferta. Eles estão dispostos a pagar mais para ter uma experiência melhor e mais completa, e não ficarão satisfeitos em receberem somente o básico. Considerando essa nova exigência, as empresas e profissionais devem buscar formas de ir além do simples fornecimento de um produto ou serviço. É necessário fazer com que o cliente se sinta realizado com a experiência de compra, e para isso um olhar atento às características individuais de cada consumidor pode fazer toda a diferença.

4. De olho no SAC

Quem já passou pela experiência desagradável de ficar horas esperando por um atendimento on-line ou telefônico sabe como um Serviço de Atendimento ao Consumidor ruim pode manchar a imagem de uma empresa. O SAC deve ser capaz de oferecer soluções rápidas e eficazes para as necessidades apresentadas pelo cliente, caso contrário ele certamente ficará decepcionado com o serviço ou produto adquirido e poderá transmitir sua insatisfação para milhares de pessoas através das redes sociais, comprometendo toda a reputação da empresa. Capacitar os colaboradores para oferecerem uma boa comunicação nos canais de SAC é uma forma de evitar problemas com esse novo perfil de consumidor.

5. Planeta em primeiro lugar

A preocupação com a sustentabilidade nunca esteve tão alta. Talvez por conta de todas as mudanças climáticas que estamos vivendo nos últimos anos, agora o consumidor entende que não pode deixar de lado os cuidados com o planeta. Nesse cenário, as empresas e profissionais que investem em ações para reduzir seu impacto sobre o meio ambiente, como por exemplo, realizando a reciclagem de materiais, reduzindo desperdícios, plantando árvores e evitando o desmatamento, certamente conquistarão a preferência dos novos consumidores.

6. Olhar para o cliente interno

Além de se preocupar com todas as expectativas dos clientes externos, as empresas também devem ter um olhar cuidadoso com os seus clientes internos, ou seja, seus colaboradores, pois serão eles os responsáveis por colocar em práticas as ações que favoreçam o crescimento do negócio. Investir em capacitações, valorizar o comprometimento, recompensar o bom desempenho e incentivar a inovação são algumas das estratégias que podem ser adotadas para garantir que o cliente interno também fique satisfeito por colaborar com a empresa.

Observando todas essas necessidades apresentas pelos consumidores no pós-pandemia é possível encontrar soluções para atendê-las e impulsionar o crescimento de seu negócio nesse momento de recuperação da economia. Para quem ainda não conta com um espaço virtual de divulgação de seus produtos e serviços, é fundamental pensar nisso, considerando que nos últimos meses cerca de 6 milhões de clientes ingressaram no e-commerce. 

Se você ainda não fez seu cadastro, a Plataforma Habitissimo pode ser o lugar ideal para criar seu perfil on-line e ter acesso a diversos clientes que estão ansiosos para terem suas expectativas atendidas por uma empresa ou profissional qualificados. Mas se já possui um perfil ativo na Plataforma, então basta implementar todas as dicas que trouxemos nesse texto para aumentar suas chances de conquistar novos clientes. Comece agora mesmo!

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