Inscrever-me

Faltou motivação? Confira 5 formas de manter sua equipe sempre motivada

9 abril, 2021
Gabi Nucci

Um bom líder deve saber que o sucesso para extrair o melhor desempenho dos profissionais que trabalham com ele é manter sua equipe sempre motivada. Porém, no dia a dia nem sempre é fácil colocar isso em prática em meio a tantos afazeres e uma rotina muitas vezes estressante. Pensando nisso, nós da Habitissimo decidimos trazer algumas estratégias que certamente irão contribuir para que você consiga motivar sua equipe e extrair o melhor dela. Com a motivação em alta, todos saem ganhando e o negócio tende a prosperar cada vez mais! Não deixe de conferir abaixo as 5 formas de fazer com que a motivação faça parte do seu cotidiano a partir de agora:

Faltou motivação? Confira 5 formas de manter sua equipe sempre motivada

Cuide da saúde mental

A saúde mental deve ser uma preocupação constante em qualquer momento da vida, mas nesse período de Pandemia que estamos vivendo ela se torna ainda mais importante. As restrições impostas pela quarentena e o estresse provocado pelo medo de contrair a Covid-19 fazem com que muitas pessoas tenham sua saúde mental abalada e precisem de apoio para lidar com tanta pressão. Por isso, é fundamental encorajar a equipe a buscar ajuda psicológica sempre que perceber que alguém está se sentido mais abalado emocionalmente e incentivar práticas que contribuam com o bem-estar do corpo e da mente, como exercícios de yoga, meditação, caminhadas, alongamentos, etc. Fazer pequenas pausas durante o expediente para descontrair e conversar um pouco também contribuir para melhorar a saúde mental dos profissionais.

Ofereça apoio

Não basta apenas apontar os problemas identificados e cobrar soluções imediatas. Se você quiser que a sua equipe se sinta motivada durante o trabalho, deve buscar sempre oferecer apoio e suporte para o que eles precisarem. Se um profissional está enfrentando dificuldades para realizar determinada atividade, por exemplo, procure compreender o que pode fazer para ajudá-lo, ofereça alternativas para capacitá-lo a executar aquela tarefa ou peça para que algum outro colega possa orientá-lo em relação à melhor forma de colocar o trabalho em prática. A equipe precisa saber que pode contar com o líder em todas as ocasiões, assim todos se sentem mais seguros e encorajados a buscarem novas soluções e darem o seu melhor pelo bom desempenho da empresa.

Conheça o clima laboral 

Não existe nada pior do que aquele chefe distante dos funcionários, que só aparece na hora de dar uma bronca ou cobrar melhorias. Se você não quiser ser esse tipo de líder, saiba que é importante estar presente em diversos momentos da rotina de sua empresa, para sentir um pouco do clima laboral do local, avaliar se as pessoas estão satisfeitas com o ambiente em que estão trabalhando e o que pode ser feito para melhorar as condições de trabalho. Muitas vezes ajustes simples como trocar algumas mesas de posição, incrementar um pouco a iluminação e reduzir a quantidade de objetos espalhados já contribui para melhorar o clima do ambiente e fazer com que os profissionais trabalhem mais motivados.

Tenha paciência

A paciência deve ser um exercício diário para qualquer pessoa, principalmente para quem deseja motivar outros profissionais. É claro que por mais que você se esforce para dar o seu melhor e fazer o possível para que a equipe se sinta motivada, em diversas ocasiões irão ocorrer situações que farão com que a perca a paciência e tenha vontade de jogar tudo pro alto. É nesses momentos que deve ser exercido o autocontrole e o bom senso para não deixar a impulsividade falar mais alto. O simples exercício de contar até 10 antes de reagir imediatamente a determinada situação já contribui para aumentar a paciência e ser mais tolerante com aquilo que foge do seu controle.

Valorize as conquistas

Todos nós gostamos de ser reconhecidos por aquilo que fazemos de melhor, não é mesmo? E essa é uma das formas mais eficazes de manter uma equipe trabalhando sempre motivada. Quando os objetivos e metas forem atingidos, é fundamental valorizar e reconhecer o esforço da equipe, tanto através de elogios quanto de pequenas recompensas, como por exemplo um dia bônus de folga para os profissionais, ou um almoço fora custeado pela empresa. Esses pequenos detalhes contribuem para que os profissionais se sintam valorizados e desejem continuar se esforçando para dar o seu melhor no desempenho de suas atividades.

Esses foram apenas alguns exemplos de iniciativas que podem contribuir para manter sua equipe mais motivada e trabalhando com o máximo de eficiência possível. Vale lembrar que o exemplo deve ser partir do líder, pois de nada adianta orientar a todos se você mesmo não se sentir motivado em relação ao trabalho. Procure cuidar primeiramente da sua motivação para em seguida colocar em prática todas as dicas que trouxemos ao longo desse texto. Logo você perceberá que os resultados serão surpreendentes!

É freelancer ou empresa e pretende obter clientes com menos esforço?
Cadastre-se e receba clientes
Uma coisa antes de fazer seu comentário: não é permitido incluir nesta seção telefones de contato, e-mails ou links para páginas externas da web, tais conteúdos serão moderados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notícias em seu e-mail

  • :
Suscribirme a la newsletter
¿Autónomo o empresa?
Consigue nuevos clientes y haz crecer tu negocio
Únete a habitissimo
usercalendar-fullcrossmenu