Inscrever-me

Expectativas positivas para o setor da construção civil em 2021

9 abril, 2021
Gabi Nucci

Apesar de todas as dificuldades trazidas pela pandemia de Covid-19, o setor da construção civil tem conseguido reagir bem aos desafios e promete ficar aquecido em 2021. De acordo projeções realizadas pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (SindusCon - SP) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o PIB da construção civil deve crescer cerca de 3,8% em 2021, o que revela uma boa recuperação em relação a 2020. Se você gostaria de saber mais sobre as expectativas em relação ao futuro da construção civil para o ano que está se iniciando, confira abaixo as informações importantes que trouxemos sobre o assunto e saiba como se preparar para continuar ativo no mercado.

Segmentos em destaque

A projeção de alta no PIB da construção civil promete ser puxada principalmente pelo segmento de obras empresariais, que deve crescer cerca de 4,1% em 2021 motivado pela abertura de novos empreendimentos lançados no fim de 2020. As empresas estão encarando um novo ciclo de obras, e por isso a aposta é de que elas puxem a retomada da construção civil, segundo o presidente de economia da SindusCon-SP, Eduardo Zaidan.

Outro segmento que deve se destacar em 2021 é o de obras e reformas domésticas, com expectativa de crescimento em torno de 3,5%. Esse setor foi um dos que menos sofreu em 2020 por conta principalmente do auxílio emergencial, que incrementou a renda das famílias. Neste ano, mesmo com o fim do auxílio, ele deve continuar tendo um papel importante na recuperação da construção civil.

As baixas taxas de juros têm estimulado ainda o setor imobiliário tanto para moradia quanto para investimento, o que contribui para que a expectativa de crescimento da construção civil ao longo de 2021 seja positiva.

Geração de empregos

Mesmo com toda a crise causada pela pandemia e a paralisação de diversas obras, a construção civil chegou a outubro de 2020 com um total de 2,305 milhões de empregos, o que representa a criação de 138 mil vagas ao longo do último ano. Esses dados revelados pelos Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - Caged apontam que a construção civil foi a atividade que mais gerou empregos com carteira assinada em 2020, o que evidencia a importância do setor para a economia do país. 

Se a previsão de crescimento do PIB da construção civil para 2021 se confirmar em torno de 3,8%, a expectativa será de criação de aproximadamente 200 mil novas vagas com carteira assinada ao longo do ano. De acordo com uma sondagem realizada pela FGV com cerca de 700 empresas do setor, 34% delas preveem que irão aumentar o número de vagas geradas, e apenas 8% acreditam que irão diminuir.

Qualificação e experiência

As boas expectativas em relação ao futuro da construção civil devem servir como motivação para os profissionais e empresas que atuam na área e que encararam meses muito difíceis ao longo de 2020. Porém, não basta simplesmente comemorar a retomada do crescimento no setor e esperar que essa recuperação chegue de forma simples a todos as áreas.

Nesse momento, a qualificação e a experiência estão sendo os diferenciais a serem observados por quem precisa contratar novos profissionais. Tanto que o ano mal começou e os trabalhadores mais experientes já começaram 2021 recebendo novas proposta de emprego. Por isso a dica é: não fique parado no tempo. Procure aprimorar constantemente a sua mão de obra ou a dos profissionais que trabalham para sua empresa, pois esse será o diferencial para quem quiser continuar ativo no mercado e superar a crise causada pela pandemia da melhor forma possível.

É freelancer ou empresa e pretende obter clientes com menos esforço?
Cadastre-se e receba clientes
Uma coisa antes de fazer seu comentário: não é permitido incluir nesta seção telefones de contato, e-mails ou links para páginas externas da web, tais conteúdos serão moderados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notícias em seu e-mail

  • Hidden
    :
Suscribirme a la newsletter
¿Autónomo o empresa?
Consigue nuevos clientes y haz crecer tu negocio
Únete a habitissimo
usercalendar-fullcrossmenu