Inscrever-me

Como reconhecer cada tipo de madeira

9 abril, 2021
Gabi Nucci
Como reconhecer cada tipo de madeira

Existe uma ampla variedade de madeiras no mercado. Madeiras para fabricar móveis, portas, pisos, revestimentos, entre outros. Devemos destacar que nem todas as madeiras são iguais, algumas são mais duras, outras mais resistentes e, outras, têm uma estética mais bonita.

Trazemos algumas indicações para reconhecer os principais tipos de madeira que você pode utilizar e seus futuros trabalhos.

As madeiras coníferas

As madeiras coníferas são macias, possuem uma cor pálida, suave e uniforme. Além disso, tem os anéis anuais marcados. São madeiras que se impregnam facilmente com resinas, que podem contaminar as superfícies da madeira fazendo com que seja mais complicado aplicar vernizes. Portanto, convêm limpar a madeira com o solvente adequado para poder eliminar essas resinas que saem das coníferas.

Principais madeiras coníferas
Dentro deste tipo de madeira se destaca o pinho. Possui essa textura uniforme que comentamos e é muito utilizada em móveis para interior, devido ao fato de ser mais econômica do que outras madeiras (como as mais duras). Em questão de qualidade e preço é, sem dúvidas, a mais atraente. Pode ser utilizada em marcenaria para interiores e laminados.

Outra opção seria o abeto, comparável ao pinho. Tem um baixo peso, mas com muita resistência e elasticidade. É, portanto, fácil de trabalhar, está livre de resinas, ao contrário da anterior. Além disso se comporta bem com os químicos pois é muito resistente. Essas propriedades fazem com que se utilize muito como revestimento de parede, teto e piso.

As madeiras frondosas

As frondosas são madeiras duras. Contam com uma estrutura mais lenhosa e complexa que as coníferas, apresentam cores variadas, desde pálidos até marrons escuros.

Trata-se de uma madeira pouco porosa, o que torna difícil impregnar. No entanto, alguns tipos como o carvalho e o castanho, têm estratos como açúcares. Isso faz com que seja rica em taninos que podem manchar se não forem limpos previamente.

A marcenaria interior de uma casa costuma ser feita com madeiras como esta, como o carvalho e a nogueira por exemplo. Além disso, devida a robustez, são muito utilizadas em vigas de casas ou em laminados.

As madeiras tropicais

As madeiras tropicais são realmente interessantes. Dividem com as frondosas sua estrutura interna e o fato de serem pouco porosas as tornam resistentes. No entanto, a gama de cores é mais escura que todas as anteriores. São muito sensíveis ao sol, pouco impregnáveis, mas muito resistentes. O normal é que se utilizem em fachadas, decks de piscina, varandas, móveis de jardim e, em resumo, em áreas externas.
Principais madeiras tropicais
No mercado existe uma ampla variedade de madeiras tropicais como:

  • Angelim
  • Cumaru
  • Ipê
  • Jacarandá
  • Teca
É freelancer ou empresa e pretende obter clientes com menos esforço?
Cadastre-se e receba clientes
Uma coisa antes de fazer seu comentário: não é permitido incluir nesta seção telefones de contato, e-mails ou links para páginas externas da web, tais conteúdos serão moderados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notícias em seu e-mail

  • :
Suscribirme a la newsletter
¿Autónomo o empresa?
Consigue nuevos clientes y haz crecer tu negocio
Únete a habitissimo
usercalendar-fullcrossmenu