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Descubra quais os segredos das empresas e profissionais que conseguem conquistar e fidelizar seus clientes

9 abril, 2021
Gabi Nucci

Imagine a seguinte situação: você deseja contratar um serviço de construção civil e sabe que o primeiro passo é entrar em contato com diferentes empresas para obter orçamentos e analisar as propostas apresentadas por elas.
A partir de sua solicitação de orçamento, algumas empresas e profissionais oferecem um retorno, e agora você está diante de diversas opções de trabalho para escolher entre uma delas.
Mas o que irá levá-lo a optar por uma proposta ou outra? Qual o segredo das empresas e profissionais que conseguem fechar um negócio de sucesso? 
Foi pensando em responder essas e outras dúvidas que nós trouxemos esse texto repleto de dicas apresentadas por quem entende do assunto: os próprios profissionais bem-sucedidos. 

Continue lendo esse texto até o final e aumente suas chances de conquistar novos clientes.

Descubra quais os segredos das empresas e profissionais que conseguem conquistar e fidelizar seus clientes

1. Agilidade no atendimento

Ninguém deseja passar dias ou semanas esperando por um retorno, não é mesmo? Por isso quanto mais ágil for a resposta que o profissional oferece ao cliente, maiores serão as suas chances de ser contratado. O cliente deseja sanar suas dúvidas com o máximo de brevidade possível, então é fundamental ficar atento às solicitações dele para oferecer uma resposta no menor intervalo de tempo possível. Essa dica é importante principalmente no primeiro contato, pois como diria o ditado: a primeira impressão é a que fica!

2. Habilidade na comunicação

Tão importante quanto ser ágil na resposta é saber o que e como responder ao seu cliente. Ou seja, não basta simplesmente oferecer um retorno rápido se não houver um cuidado com a forma como será feita a resposta e o conteúdo apresentado. Para um bom profissional, é muito importante apresentar uma abordagem comercial, ser simpático e gentil com o cliente durante todo o atendimento. Se a comunicação for por texto, o ideal é evitar muitas gírias ou abreviações e ter cuidado com os erros de português que podem passar uma imagem negativa.

3.  Apresentação e oferta do trabalho

Ao entrar em contato com um cliente para oferecer a ele seus serviços, lembre-se de que você precisa saber como apresentar e vender seu produto ou mão de obra. Pense nas qualidades que você possui que podem diferenciá-lo de outros profissionais e procure dar ênfase a elas. Tenha o cuidado, porém, de não se apresentar mais qualificado do que realmente é, pois isso pode gerar falsas expectativas e frustrações ao cliente. Procure informar de forma clara as vantagens do seu trabalho e o que você sabe fazer de melhor.

4.  Cuidado na avaliação do serviço

Por mais que um serviço possa parecer simples e pequeno a princípio, nunca deixe de avalia-lo com atenção, pois para o seu cliente aquele pode ser um trabalho essencial. Esse cuidado na avaliação também evita um erro muito comum entre os profissionais: o de subestimar o tamanho dos serviços, fazendo com que eles levem mais tempo e consumam mais recursos do que o previsto inicialmente. Para evitar esse tipo de falha, o ideal é fazer uma visita pessoalmente ao local onde será feito o trabalho e analisar com cuidado o serviço antes de oferecer um retorno ao cliente.

5.  Qualidade do trabalho realizado

De nada adianta o profissional avaliar o serviço com toda a cautela possível se na hora de executá-lo não oferecer um trabalho de qualidade. Essa é uma das principais dicas desse texto: priorize a qualidade do serviço que irá oferecer. Mesmo que para isso seja necessário gastar um pouco mais de tempo ou fazer um orçamento um pouco mais caro, nunca deixe de lado a qualidade do trabalho. Dessa forma, as chances de o cliente ficar satisfeito com o resultado e recomendá-lo para outras pessoas serão muito maiores.

6.  Atenção ao feedback

Após concluir um trabalho, não se esqueça de pedir uma avaliação ao seu cliente sobre o serviço prestado. Isso pode ser feito na forma de um simples comentário ou através de um formulário em que ele possa atribuir notas a diversos critérios relacionados ao trabalho, como atendimento, resultado, preço, pontualidade, etc. Lembre-se de dar atenção tanto para as avaliações positivas, que indicam seus pontos fortes, como para as negativas, que pode servir como uma forma de perceber em que pontos é preciso melhorar. Além disso, é interessante dar um retorno ao cliente após a avaliação apresentada por ele.

Seguindo todas essas dicas, você logo perceberá que sua capacidade de atrair e fidelizar novos clientes irá crescer muito. Procure sempre se colocar no lugar de quem está contratando seus serviços, imagine quais são as necessidades e expectativas daquela pessoa e tente atendê-las da melhor forma possível. Assim você certamente irá se destacar da concorrência e verá que o sucesso se tornará sempre presente em sua rotina profissional.

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