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Conheça melhor o perfil dos clientes que acessam a Habitissimo e saiba o que eles procuram em 2021

9 abril, 2021
Bianca Vecchio

Você já parou para pensar no tipo de público que solicita orçamentos através da Plataforma Habitissimo? Se ainda não refletiu sobre isso, é bom começar a pensar no assunto, pois conhecer o perfil de seus possíveis clientes é fundamental para atrair a atenção deles e quem sabe fechar bons negócios. Foi pensando nisso que nós decidimos trazer os resultados de uma pesquisa realizada pela Plataforma que apresenta em linhas gerais algumas das principais características das pessoas que acessam a Habitissimo em busca de serviços relacionados à construção civil. Pronto para conhecer melhor essas pessoas? Confira alguns dados e dicas interessantes ao longo deste texto.

Conheça melhor o perfil dos clientes que acessam a Habitissimo e saiba o que eles procuram em 2021

Quem são os clientes que acessam a Habitissimo?

O público que acessa a Plataforma em busca de serviços é bastante diversificado, mas de uma forma geral a predominância é de mulheres (54,4%), e pessoas na faixa dos 55 aos 65 anos de idade (35,4%).A maioria desses clientes é casada e possui filhos (50,8%), com uma renda mensal familiar que varia entre R$ 4.180,01 e R$ 10.450,00 (39%). Outro dado importante a respeito do público que acessa a Habitissimo é o fato de 86,2% dessas pessoas reside em casa própria, o que pode significar que estão dispostos a realizarem obras maiores para tornar suas residências mais confortáveis. Em relação à localização desses clientes, a maior parte está no estado de São Paulo (40,7%), enquanto o restante se distribui por outros estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O que essas pessoas analisam na hora de contratar um profissional ou empresa?

Na hora de escolher um profissional ou empresa para executar determinado trabalho de construção civil, a maioria dos clientes que acessa a Plataforma leva em consideração a indicação de amigos e familiares (82%), depois as buscas pela internet (31,8%). Esse dado revela a importância de construir uma boa reputação com as pessoas que já contrataram seus serviços e conhecem seu trabalho, para que elas possam recomendá-lo a possíveis novos clientes. Ao serem questionadas sobre o que é mais importante na hora de contratar um profissional de obras e reformas em geral, a maioria das pessoas disse levar em consideração primeiramente a qualidade do serviço (76,1%) e logo em seguida aparece a confiança gerada pelo profissional (50,6%). Ou seja, se você gostaria de se destacar perante a concorrência e atrair a atenção desses clientes, deve priorizar os fatores qualidade e confiança no serviço realizado.

O que esses clientes desejam saber sobre o universo da construção civil?

A maioria dos clientes que realiza pesquisas na internet sobre construções e reformas, cerca de 57% das pessoas que participaram da pesquisa, está em busca de dicas, ideias e inspirações. Por isso é fundamental apostar na produção de conteúdo, seja na sua própria Ficha Profissional na Habitissimo, ou em suas redes sociais, para atrair a atenção desses clientes através das informações compartilhadas e quem sabe assim fechar um bom negócio. Para grande parte das pessoas que acessam a Plataforma (41,9%), a Habitissimo funciona como um portal de ideias de decoração, e 30,6% sabe que poderá receber orçamentos dos profissionais cadastrados no site. Essa busca por inspiração para decoração é tão importante que mais da metade das pessoas que acessa a Habitissimo (53,1%) afirma que já utilizou a página de Ideias e Projetos para encontrar fotografias, artigos e ideias de projetos elaborados por profissionais especializados. 

Como essas pessoas se comportam em relação a obras e reformas?

Aproximadamente 42% das pessoas que responderam a pesquisa afirmaram que realizaram algum tipo de reforma em seu imóvel durante o ano de 2020. Entre aqueles que não puderam reformar suas casas, os principais motivos que os impediram foram a falta de recursos financeiros (22,7%) e os impactos causados pela pandemia de Covid-19 (19,7%). Apesar de a pandemia ter impactado muitos projetos de reformas, a maior parte das pessoas que contrataram profissionais durante a quarentena (62,8%) disseram que se sentiram seguros durante a realização do serviço pois foram adotadas medidas de segurança para evitar possíveis contágios. Esse dado demonstra que mesmo durante a pandemia é possível realizar trabalhos domésticos com segurança e eficiência, por isso é importante manter sempre o uso de máscara, distanciamento social, lavagem das mãos com frequência, etc.

Quanto as pessoas estão dispostas a investir em obras e reformas?

Entre aqueles que realizaram algum tipo de reforma ao longo de 2020, o valor gasto com o trabalho ficou entre R$ 6.000 e R$ 14.999 na maioria das vezes (22,9%), seguido de perto por um investimento entre R$ 3.000 e R$ 5.999 (21,6%). Analisar esses dados é fundamental para compreender quanto as pessoas estão dispostas a investir com obras e reformas e assim ajustar seus projetos de orçamentos a esse tipo de realidade. Para o ano de 2021, 62,9% das pessoas pesquisadas disseram que pretendem realizar reformas em seu imóvel, e a maioria disse que está disposta a investir valores entre R$ 3.000 e R$ 14.999.

De que forma sua empresa pode se preparar para atrair a atenção desses clientes?

Cada vez mais é fundamental marcar presença nos espaços digitais para chegar até seu público-alvo. Cerca de 39% das pessoas disseram que viram a Habitissimo através de pesquisas no Google, e 28,9% através das redes sociais. Sendo assim, é importante que o seu negócio tenha uma Ficha Profissional completa na Plataforma, onde você poderá divulgar fotos de serviços que já realizou e pedir a opinião de clientes que já contrataram seu trabalho e ficaram satisfeitos com o resultado. Além disso, procure manter um perfil ativo nas redes sociais, como Instagram e Facebook, apostando na divulgação de dicas e conteúdos relevantes para gerar identificação com possíveis clientes e ser lembrado por eles na hora de fechar um bom negócio. A maioria das pessoas que responderam a pesquisa gostaria de receber conteúdos relacionados a projetos de obras e reformas reais (68,4%), além de ideias de decoração com preço (58,4%), e divulgar esse tipo de informação pode ser um diferencial para o seu perfil.

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