Uma das principais consequências trazidas pela pandemia é a permanência das pessoas por mais tempo em casa, motivada pelas medidas de isolamento social adotadas na maior parte das cidades brasileiras. Com isso, algumas demandas acabam surgindo com mais intensidade do que outras, como por exemplo a busca por serviços de desentupimento que teve um aumento de 50% entre os meses de março e abril deste ano, ficando em primeiro lugar nas categorias mais buscadas.
Na sequência, aparecem os serviços de serralheria de metal, com crescimento de 41%, seguidos pelos paisagistas e trabalhos com PVC, que tiveram um aumento de 34% cada um deles. Essas categorias revelam uma procura maior por setores relacionados às pequenas melhorias na estrutura do imóvel, refletindo uma preocupação de quem está em casa com esse tipo de investimento.
Em quinto lugar nas categorias mais procuradas desde o início da pandemia está a construção de casas pré-fabricadas, com 33% de crescimento nas pesquisas. Isso mostra que mesmo em um momento de dificuldades, muitas pessoas ainda pensam em investir em imóveis, que certamente são uma excelente forma de ampliar o patrimônio e ter mais segurança financeira.
Seguindo com a lista, em sexto lugar aparecem os serviços relacionados a gás, com aumento da procura de 32%, em sétimo a construção de piscinas, com crescimento de 30% e em oitavo os serviços com gesso que tiveram um aumento de 29%. Como é possível notar, os percentuais são próximos, o que demonstra que diversos trabalhos diferentes estão tendo destaque nesse momento de crise, e apesar de todas as incertezas o mercado segue confiante e otimista.
Para encerrar a seleção das 10 categorias mais procuradas no Habitissimo durante a pandemia, aparece em nono lugar os trabalhos com fossas sépticas que cresceram 27% nas pesquisas e por fim a construção de casas com aumento de 25%. Esse último setor também merece destaque por ser referente a obras de grande porte, que demandam mais tempo e recursos, mas nem por isso foram deixadas de lado pelas pessoas nas últimas semanas.
Todos esses dados revelam que apesar de todos os desafios trazidos pela pandemia de Covid-19, ainda é possível observar uma alta procura por diversos tipos de trabalho. Para quem é profissional ou possui uma empresa e deseja se manter ativo neste momento que exige superação, é fundamental se reinventar, saber quais são as necessidades de seu cliente e buscar uma forma de atendê-lo com segurança, respeitando todas as recomendações dos órgãos de saúde.
Está proibido incluir telefones, e-mails ou links para outros sites. Serão eliminados todos os comentários que não se adequem à regra.