Antes de mais nada, o que é marketing digital?
De uma forma simplificada, podemos definir o marketing digital como estratégias de divulgação de negócios que podem ser adotadas por empresas ou profissionais através da internet, telefonia celular, redes sociais, etc. O marketing digital vem se tornando uma das formas mais eficazes de propaganda e promete alcançar um número cada vez maior de pessoas à medida que a internet vai se popularizando. Ele se difere do marketing tradicional por utilizar canais on-line para divulgação de produtos e serviços, permitindo estreitar o relacionamento com o consumidor e conquistar a confiança dele.
Estratégias de marketing digital
Para cada empresa ou profissional as estratégias de marketing digital a serem adotadas poderão ser diferentes dependendo dos objetivos traçados. As principais opções utilizadas atualmente e que prometem trazer ótimos resultados são:
1. Presença nas redes sociais
Atire a primeira pedra quem não usa pelo menos uma rede social diariamente. É quase impossível imaginar a vida sem elas, já que estão presentes no nosso cotidiano e foram incorporadas aos nossos hábitos. Pensando nisso, se o seu negócio deseja se aproximar dos clientes e ser lembrado por eles na hora de fazer uma compra ou contratar um serviço, é fundamental marcar presença nas redes sociais. Cada rede social possui um tipo de público diferente, mas é recomendável que você tenha pela menos uma página nas principais redes, como Facebook e Instagram, além de um canal de contato via Whatsapp. Nesses ambientes é possível estabelecer uma comunicação mais próxima com seus clientes e ainda divulgar diariamente seu negócio.
2. Criação de um site com técnicas de SEO
Um dos primeiros locais onde as pessoas fazem qualquer tipo de pesquisa é no Google, e se você tiver um site bem posicionado oferecendo todos os seus produtos ou serviços suas chances de ser encontrado e fazer bons negócios serão muito maiores. As técnicas de SEO (Search Engine Optimizatio) são utilizadas para melhorar o posicionamento do site nos principais buscadores, como Google e Bing. Ou seja, elas ajudam seu site a aparecer logo nos primeiros resultados quando alguém faz uma busca nessas ferramentas. Quanto mais visível suas página estiver, maiores serão as chances de o cliente acessá-la e se interessar pelos seus produtos ou serviços.
3. Divulgação através de anúncios patrocinados
As técnicas de SEO que mencionamos no item anterior prometem trazer bons resultados a médio e longo prazo para que seu site apareça em destaque nas buscas. Se quiser uma solução mais rápida e eficaz, poderá investir em anúncios patrocinados, que nada mais são do que os primeiros resultados que aparecem no Google quando alguém pesquisa por determinado assunto com a descrição de "Anúncio" acima do link. Aparecendo logo no topo da lista de resultados, você certamente irá multiplicar suas chances de atrair mais clientes para seu negócio. Você ainda pode optar por anúncios na ferramenta Google Adwords, que irá segmentar a publicidade de acordo com seu público-alvo e local de atuação.
4. Ações com marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo nada mais é do que a produção de artigos, vídeos e postagens relevantes para informar seu público-alvo sobre determinados assuntos e assim conquistar a atenção e a credibilidade por parte dele. Ele funciona como uma espécie de anzol, que irá atrair o cliente para sua página por conta da informação disponibilizada e assim permitir que ele tenha contato com os produtos e serviços que o seu negócio oferece. As empresas e profissionais que investem em marketing de conteúdo aumentam suas chances de se destacar perante a concorrência.
5. Aprimoramento através do Inbound Marketing
Para aquelas empresas e profissionais que já possuem uma certa experiência com o marketing digital e desejam aprimorar suas técnicas de divulgação on-line para obter melhores resultados, o Inbound Marketing pode ser um grande aliado. Ele consiste basicamente em um conjunto de ações que buscam atrair novos clientes (leads) e expandir os negócios através deles. Algumas das vantagens do Inbound Marketing são a melhora no posicionamento das buscas feitas na internet, a redução dos custos com marketing, e a mensuração de resultados. As principais ações adotadas pelo Inbound Marketing são o marketing de conteúdo, a captação de leads e a atuação com o funil de vendas.
6. Vantagens das plataformas de marketplace
Se você deseja alavancar seus negócios, mas não quer se preocupar em criar seu próprio site e ter que divulgá-lo, pode apostar nas plataformas de marketplace para oferece seus produtos ou serviços de forma simples e sem burocracia. É nesse ponto que a Plataforma Habitissimo auxilia os profissionais e empresas da construção civil, pois ela disponibiliza um espaço para que eles divulguem seus trabalhos diretamente a milhares de clientes de forma digital. Assim, os profissionais e empresas conseguem ter contato com os consumidores sem precisarem necessariamente criar seus próprios sites. Essa pode ser a solução ideal para quem está em busca de praticidade, basta fazer seu cadastro e conhecer os planos oferecidos pela Plataforma.
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