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5 conselhos para manter seus clientes satisfeitos

6 maio, 2021
balcaraz

Quem deseja se consolidar como uma referência no mercado da construção civil deve saber que não basta apenas conquistar novos clientes, é necessário manter os atuais clientes satisfeitos e fidelizá-los ao seu negócio. Mas o que define a satisfação de um cliente? Podemos afirmar que ela é fruto de uma série de fatores, que vão desde a experiência de compra até a qualidade do produto ou serviço adquirido e o atendimento pós-venda, passando ainda pelo relacionamento nas redes sociais, logística e entrega. Com tantos detalhes a serem observados, fica difícil saber por onde começar para garantir que seu cliente fique satisfeito e assim você consiga fidelizá-lo. A boa notícia é que nós separamos alguns conselhos importantes que prometem ajudá-lo a alcançar esses objetivos. Confira no texto abaixo!

5 conselhos para manter seus clientes satisfeitos
Garantir a satisfação do cliente é fundamental para consolidar o negócio no mercado

Aposte na exclusividade

Cada cliente é único, e é assim que eles devem ser tratados. As pessoas gostam de se sentirem privilegiadas, por isso apostar em um relacionamento que valorize a individualidade e a exclusividade fará com que seus clientes certamente fiquem mais satisfeitos com o seu trabalho. Para isso, você pode adotar diferentes estratégias, como por exemplo reservar horários específicos para atender cada cliente, enviar mensagens personalizadas de acordo com a necessidade de cada um deles, criar listas VIPs e benefícios para quem já é cliente há mais tempo, entre outras opções. Tudo isso contribui para proporcionar um diferencial durante o atendimento e faz com que o seu negócio se destaque da concorrência.

Valorize as redes sociais

Hoje em dia é quase impossível encontrar alguém que não utilize pelo menos uma rede social diariamente. É nesses espaços que as pessoas se divertem, se informam, se relacionam e buscam por produtos ou serviços. Por esse motivo é tão importante marcar presença nas redes sociais, divulgando conteúdos que possam ser relevantes para atrair a atenção de possíveis clientes. Além disso, é fundamental responder as dúvidas, comentários, críticas e sugestões que costumam chegar através das redes sociais, para que as pessoas percebam que você dá atenção à opinião delas. Outro ponto importante a ser observado é o feedback apresentado por seus clientes nas redes sociais, e para acompanhar de perto esse retorno é interessante utilizar ferramentas como o Scup e o Hootsuite.

Busque soluções

Sempre que um cliente apresenta uma demanda, ele espera receber como resposta uma solução simples e eficaz para o problema dele. Se você for capaz de apresentar uma saída até então impensada para a necessidade de seu cliente, certamente ele se sentirá satisfeito ao contratá-lo e poderá recorrer aos seus serviços mais vezes. Essa estratégia vale tanto durante a venda de um produto ou mão de obra, quanto no atendimento pós-venda. Ou seja, mesmo que o cliente já tenha contratado seu trabalho, mas venha a apresentar uma nova demanda referente ao serviço que você realizou, é fundamental dar atenção a essa necessidade e buscar formas de resolver o problema com agilidade e eficiência.

Priorize a logística

Ninguém gostaria de contratar um serviço ou comprar um produto e ter que ficar semanas esperando por ele pois ocorreram problemas na logística para entrega final. Esse tipo de situação desvaloriza o profissional ou empresa e pode manchar sua imagem no mercado. Por esse motivo é necessário contar com uma logística que funcione desde o primeiro contato com o cliente, para que ele receba uma resposta rápida e objetiva, até a realização do serviço ou entrega do produto, finalizando com o pós-venda para acompanhar o retorno do cliente e ter certeza de que ele ficou satisfeito. Essa logística eficaz depende de uma equipe bem qualificada e treinada para atuar da melhor forma possível em todas as etapas do trabalho.

Seja original

O mercado da construção civil está repleto de empresas e profissionais que oferecem mais do mesmo. Ou seja, que não buscam nenhum diferencial para conquistar e fidelizar seus clientes. Se você deseja fazer diferente, deve buscar a originalidade em seu negócio, o que pode ser feito com algumas estratégias simples, como por exemplo enviando pequenos brindes aos clientes, realizando promoções surpresas em datas especiais, oferecendo um serviço que vá além do básico, etc. Explorar a criatividade e a inovação são ótimas formas de atrair novos clientes e garantir a satisfação dos clientes atuais.

5 conselhos para manter seus clientes satisfeitos
Inovação contribui para fidelização de clientes

A princípio pode parecer um pouco difícil colocar todos esses conselhos em prática, já que todo profissional tem que lidar como inúmeras outras obrigações no dia a dia. Porém, esse é um esforço que vale a pena, pois a satisfação do cliente e a sua fidelização serão fundamentais para consolidar qualquer negócio no mercado que é altamente competitivo. Aos poucos, as práticas vão sendo incorporadas à rotina profissional e fica mais fácil seguir todas essas estratégias. O esforço certamente será recompensado, pois como afirma o especialista em inovação Shiv Sing: "o propósito de um negócio é conquistar clientes que conquistem novos clientes".

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